domingo, 25 de julho de 2010

Copa 2010

Mauricio, Jean, Rafael e Marlon


Bom, a copa está chegando ao fim e é claro, não poderia deixar postar esse momento impar para todos nós brasileiros.

Holanda e Espanha entram em campo para decidir mais um mundial.
O nosso Brasil, não foi dessa vez. Deixamos de ganhar lá (na Africa) para ganhar aqui no Brasil em 2014. Você acredita nisso? o que faltou?. Independente de qualquer coisa, somos brasileiros e não desistimos nunca. Então é isso ae.

Vamos torcer para o nosso Brasil correr contra o tempo e ate em 2012 estar com pelo menos os estadios prontos para receber o mundo. Lembrando que a copa das confederações começa um ano antes da copa do mundo. E como sempre deixamos tudo pra último hora, vamos aguardar o inicio dos trabalhos. E a Espanha ganhou essa parada!

Manifesto pedindo a volta as aulas

Yuri e Gustavo (JPT E UEE)

Rafael Soares, Diego Vieira e Daniel (APE)



no último mês, a UEE (União Estadual dos Estudantes) em parceria com a sociedade civil e a APE (Associação Petropoliana dos Estudantes), realizaram um manifesto pedindo a volta as aulas.

Este manifesto ocorreu no calçadão do Colégio Estadual D. Pedro II no centro e logo apos, uma caminhada ate a Camara Municipal de Petropolis marcou este dia.
Além da UEE, APE, o evento contou com a participação da sociedade civil, que alem dos que passavam na hora, foram convocados pela imprensa a comparecerem ao evento.
Este manifestação não teve nenhum cunho politico e nem pessoas querendo se promover com essa causa.

Sabemos que a greve é legal e é um direito garantido pela constituição. Para realizar uma greve deste porte, é preciso não causar transtornos ao transito, comercio e a vida da cidade em um todo. Os mais prejudicados foram os nossos alunos e as nossas crianças. Esse movimento poderia ter sido feito de uma forma mais ordeira, sem causar prejuizos a nossa população.

Apos 22 dias úteis de paralização, um acordo foi feito e agora estamos esperando a divulgação do plano de reposição das aulas. É preciso destacar tambem, a saida da nossa secretaria de educação. Tudo isso gera uma grande espectativa na divulgação do novo nome a assumir a secretária.

Agradecemos a participação de todos que acreditaram nessa idéia.

Visita de César Maia a Petrópolis


No mês de Junho, Petrópolis recebeu a visita do candidato ao senado César Maia. Dentre vários lugares que César visitou, paramos para tomar um café e bater um papo. César destacou que Petrópolis esta vivendo um período de transformações, tanto no campo econômico e em sua população.

César visitou os canais de imprensa em nossa cidade e destacou: "é preciso transformar o patrimonio histório em patrimonio econômico". Com essa simples frase, clara e objetiva, podemos fazer uma grande análise. Nosso patrimonio histórico e peculiar deve ser fonte de renda e de grandes mudanças no campo da econômia. É preciso explorar mais nossos pontos históricos e oferecer uma qualidade melhor em atendimento a nossos turistas, visto que a cidade de Petrópolis é rica nesses pontos. Tudo deve caminhar para que nossa econômia caminhe de acordo com o progresso de nossa cidade. Ou seja, mais qualidade ao turista, mais renda para a nossa cidade.

XLIIº Forum de Conselheiros Tutelar do estado do Rio de Janeiro

Amigos Conselheiros Tutelares

Conselheiros de todos os Municipios do Rio de Janeiro





Participação no XLIIº Forum de Conselheiros Tutelar do estado do Rio de Janeiro. Promovido pelo Conselho Tutelar de Petópolis e pela a Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro com o tema: “Identidade do Conselheiro Tutelar.” Este fórum foi realizado aqui em Petrópolis/RJ nos dias 28, 29, 30 de Maio de 2010. Neste evento, podemos trocar experiencias, conhecemos novas realidades alem de saber como funciona os trabalhos dos amigos conselheiros de diversos municipios do estado.

Nem sempre tudo sai como combinamos, mas espero que nossos companheiros, tenham gostado e com certeza estaram levando um boa imagem de nosso Conselho Tutelar e de nossa Cidade Imperial.

Este fórum foi de uma grande importância para todos nos que fazemos parte do Conselho Tutelar. Vários temas alem do principal, foram abordados e palestrantes ilustres nos contemplaram com suas ricas experiencias. A abertura aconteceu na sexta feira dia 28/05 no palácio de cristal. Com a presença de todos os conselheiros, pessoal de apoio, como CRAS, CREAS, e outros. O vereador Bernardo Rossi se fez presente representando o poder legislativo e concedeu ao conselho Tutelar de Petrópolis uma moção congratulatória por seus trabalhos realizados. Além de um delicioso coquitel oferecido pela Prefeitura Municipal de Petrópolis.

No sábado dia 29/05 pela manhã na Universidade Católica de Petrópolis, participamos de vários temas.

Gostaria de destacar o tema: “Identidade do Conselheiro Tutelar.” Dr. Cláudio Sobral (advogado e Consultor). Este tema é rico por demais, alem de ter sido explanado por este conceitoado palestrante. Com Este tema, podemos conhecer melhor a identidade do conselho e desvendar as atribuições dos conselheiros. Para mim, este palestrante contribui por demais no meu trabalho. Sempre que preciso de alo, ligo pra ele e sempre me atente com maior paciencia e dedicação. Durante a explanação deste tema, vários conselheiros contribuiram com relatos de trabalhos em suas atuações, cada um com suas dificuldades e experiencias.

Após o almoço, participamos da mesa de debates com o tema: “ Alienação Parental.” Mesa: Dr. Maria Teresa P. Gazineo (Juiza da 1ª Vara de família de Itaipava) e Dra. Andréa Pachá (Juiza da 1ª Vara de Família de Petrópolis).
As 17h os trabalhos foram encerrados.

No domingo dia 30/05 pela manhã no Teatro do colégio Santa Isabel, participamos da entrega dos certificados e da assenbléia da ACETERJ. Foi reforçado o lembrete do proximo fórum que será realizado na Cidade de TrÊs Rios no mes de Setembo de 2010.
Como acontece em todos os fóruns, na assembleia de encerramento é feita uma votação para escolher o local a ser realizado o fórum seguinte ao já marcado. A cidade do Rio de Janeiro disputou com a cidade de Valença. Por votação, a cidade de Valença foi escolhida. Lembrando que esse fórum será realizado no mes de Dezembro de 2010. Após esta votação, os certificados foram entregues e é claro, eu ganhei o meu

Conhecendo Rafael Soares


Nascido em Petrópolis, no dia 6 de agosto de 1984, Rafael Soares é professor formado e pós graduado na área da educação.
Desde jovem, Rafael Soares sempre mostrou sua preocupação com as crianças de seu bairro, promovendo gincanas para arrecadar roupas no inverno, alimentos e brinquedos no dia das crianças e no natal. Paralelo a isso, Rafael Soares realizava seus trabalhos com jovens de sua igreja. Na escola, desde cedo, sempre lhe era colocada toda confiança para fazer as reinvindicações perante a direção da escola. Foi representante de turma durante varios anos e presidente de gremio.
Com o passar do tempo, Rafael Soares vem conquistando seu espaço na comunidade e na sociedade petropolitana.
Na virada do Milenio, la no ano 2000, Rafael entra na Sociedade Petropolitana através de um programa de Rádio (Rádio Serrana FM 104,1), ficou apresentando um programa de utilidade publica, fazendo campanhas em toda a cidade para arrecadar roupas, alimentos e brinquedos. Agora suas campanhas ganhariam uma proporção maior com a juda do rádio. Atrelado a tudo isso estava o estudo e sua preocupação em ter uma formação profissional. Em 2004, Rafael Soares deixa a Rádio Serrana FM e vai para a Rádio Estrada FM 105,5 a primeira emissora de rádio comunitária legalizada em Petrópolis, onde esta ate os dias atuais.
Em 2004, Rafael Soares entra para a Universidade Candido Mendes, onde sairia formado professor em 2007. No meio de tudo isso estava: programa de utilidade pública no rádio, campanhas e a universidade. Em 2007, termina seu curso na Universidade Candido Mendes e no mesmo ano se matricula no curso de pós graduação na Universidade Castelo Branco em Tres Rios.
Sempre envolvido em trabalhos com crianças e adolescentes, é convidado pela diretora da Escola Paroquial São Pedro de Alcântara, Maria Ines a atuar em um projeto em que trabalharia diretamente com crianças e adolescentes portadores de nescessidades especiais. Uma experiencia maravilhosa e que lhe deu base para outros trabalhos. Em meio a tudo isso, lança com apoio de outros amigos professores, o Projeto Saber Mais, projeto esse que oferece aulas de reforço escolar para crianças da Mosela e da Estrada da Saudade.
O tempo foi passando e cada vez mais, Rafael Soares se envolvendo com as causas sociais, desde a criança e o adolescente, seu alvo principal, ate o mais humilde morador de rua. Sempre pensando em fazer o bem, Rafael se lança candidado a Presidente da Associação de moradores e amigos da Rua Veriano Félix. Rafael ganha a eleição e se torna o mais novo presiente eleito na historia da cidade de Petropolis. Na associação de moradores, esta no segundo mandato e tem vários trabalhos feitos dentro da comunidade.
Os amigos sempre estiveram presentes na vida deste novo lider. Exemplo disso, foi quando em 2009 a professora e amiga Ines, estimula Rafael Soares a ser candidato do Conselho Tutelar de Petrópolis. Sempre disposto a infrentar desafios, aceita o convite e sai candidato. No caminhar ca campanha, conhece varios amigos que hoje estão presentes na vida deste jovem, como: Frederico Propópio, líder comunitario no Vicenzo Rivetti, que sempre esta ao seu lado enfrentando todos os obstaculos desta caminhada. Jailsom Estevam, amigo, confidente para todas as horas. Professora Gracia Cabral, esta o apoio em tudo o que se tratava do assunto ao qual Rafael almejava, o Conselho Tutelar. A professora Gracia Cabral, por sua vez ja havia sido candidata ao Conselho Tutelar e deu todas as informações e apoio ao nosso jovem.
A campanha rumo ao Conselho Tutelar começa a todo vapor, mesmo nunca tendo feito algo do gênero, Rafael Soares, Frederico Procópio, Gracia Cabral, Jailson Estevam e outros amigos, partem para mais esse desafio. Rafael Soares visita várias comunidades pedindo voto e exclarecendo o papel e a importancia do Conselho Tutelar em nossa cidade. Tudo correndo bem. É chegado o dia da eleição, e sendo da vontade de Deus, Rafael Soares fica na suplencia do Conselho Tutelar, onde esta atuando com todos os seus conhecimentos da causa. Atraves de caminhadas nas comunidades, palestras e orientações e encaminhamentos de atendimento para o conselho tutelar.
Hoje, Rafael Soares é respeitado por seu trabalho e o que é mais importante, continua seus trabalhos e disposto a enfrentar novos desafios.
Sejam bem vindos!!

(By: Phil Fernandes)